Blog - Dias e Amaral Advogados Associados
  • Atendimento

    (62)3089-3900

  • Email

    contato@diaseamaral.adv.br

Blog

Mar06

Mercado imobiliário

O financiamento imobiliário prefixado

Depois que o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou que o banco lançaria a linha de crédito imobiliário com juro prefixado em março, muitas pessoas comemoraram a notícia, que é positiva para quem deseja obter um imóvel e, consequentemente, para a economia brasileira. Agora, com a confirmação da notícia, já é possível começar a obter imóveis com taxas entre 8% e 9,75% ao ano. A modalidade se soma aos financiamentos com juros indexados à Taxa Referencial (TR) e à inflação (IPCA), que já eram oferecidos pelo banco.
 
Para entender melhor, é só saber que esta terceira opção é uma linha de crédito imobiliário em que o comprador poderá contratar crédito de 30 a 35 anos e saber quanto exatamente irá pagar neste período. Além disso, essa nova modalidade pode ser boa tanto para que for adquirir a casa própria, quanto para a economia brasileira, pois há a possibilidade de se pagar menos no final das contas, e isso pode permitir que mais pessoas façam esse investimento.
 
Ao que tudo indica, essa novidade também irá facilitar a renegociação com clientes que possuem créditos imobiliários mais antigos da própria Caixa, com juros mais altos, para a nova linha com taxas menores. Inclusive, segundo o presidente da Caixa, várias dessas renegociações já estão sendo feitas e, agora, com essa opção de crédito imobiliário sem nenhum tipo de correção, essas renegociações podem multiplicar.
 
Vale lembrar, ainda, que essa modalidade permitirá financiamento de até 80% do valor do imóvel, sendo que nos outros formatos a Caixa financia até 70% do total. A expectativa é de que o banco alcance R$ 10 bilhões em empréstimos nessa linha. Mas é importante ressaltar, também, que se a escolha do financiamento for com taxa fixa, o valor da prestação poderá ser maior. Quando a opção for por parcelas baseadas na TR, os juros serão de 6,5%, ou pelo IPCA, de 2,95%. Nesses dois últimos casos, porém, os valores poderão ser alterados ao longo dos anos, conforme a variação desses indicadores.
 
A nova linha vale para imóveis residenciais novos ou usados e as taxas são menores para o comprador que optar por prazo menor de financiamento. Para clientes que já têm conta na Caixa, os juros variam de 8% a 9,5% ao ano. Para quem não é cliente da instituição, a taxa é de 9,75% ao ano.
 
Ainda, com este lançamento, a Caixa mostra que quer trazer mais segurança e previsibilidade ao cliente. Ou seja, quer mostrar que o risco inflacionário fica com a instituição, e não mais com o comprador.